Breaking

Beatport anuncia Software de acervo musical

Equipamentos para DJ / Notícias / 17/04/2014

Beatport Pro é um gerenciador de musicas especifico para Djs, com poderosas ferramentas de busca o software se destaca dentre seus concorrentes.

O Beatport já é um dos mais importantes sites para qualquer produtor ou DJ, aspirante ou profissional. Essa semana a equipe deu um passo à frente nesse aspecto com o anúncio do Beatport Pro, software de acervo de músicas disponível para Mac (o que é lógico, afinal a grande maioria dos produtores trabalha com um macBook, por questões de desempenho de áudio – outros sistemas como o Windows costumam demonstrar um delay que é imperdoável em produções de alto nível). Ele vem para ser um concorrente (ou substituto) do iTunes, de todas as formas possíveis.

À primeira vista, temos uma comparação básica: Ambos servem tanto para gerenciar as músicas que existem no seu computador como para comprar novas, e receber recomendações do que comprar. Mas no caso do Beatport Pro a história é levada a um outro nível. Logicamente, a loja à qual o aplicativo se conecta é a Beatport, contando com todas as tracks, visualizações, charts, mixes e etc. Essa integração é levada a um nível superior ao do site por meio de ferramentas poderosas de busca (uma das mais legais é achar uma track que combine completamente com outra, para tocar num set como mashup, acapella ou simplesmente em sequência). Como player de música, Ao invés das tags básicas de players como iTunes e Windows Media Player, o Beatport Pro conta com tags que interessam ao DJ, como BPM, clima da música, energia e até hora do set(bem, pode ser um esquenta ou pode ser um headline, isso impacta na construção do set) e ainda armazena elementos mais específicos, como mixes, loops, claps, stems (stem é o nome dado a cada “elemento de música” – como melodia, bassline, progressão – é o que os DJ’s trocam entre si na hora de fazer colaborações ou remixes) e toda essa parada profissional que eu ainda estou por entender completamente. As músicas são separadas e agrupadas automaticamente por esses e outros critérios, e facilitam a tarefa de procurar uma música no meio das infinitas que uma biblioteca pode ter.

Interface do Beatport Pro

Interface do Beatport Pro

Adicionalmente, o player ainda sincroniza as músicas que você tem com a database do Beatport, para que essas contenham capa e tags sem erros (isso é legal até para nós fãs – os que tem mac), e elas nem precisam ser compradas no Beatport para isso acontecer. As músicas baixadas do Beatport são salvas em formato lossless e, de acordo com a ID&T, tem integração “completa” com softwares como Rekordbox, Traktor e Serato.

O software é gratuito(o que faz sentido, um DJ já gasta muito só com as tracks que são bem caras), lançará muito em breve para o público geral e é uma atualização profunda do software apresentado um ano atrás, que era meramente um cliente para compra de músicas e charts, mas sem as ferramentas avançadas de tags e de busca. Para utilizá-lo, será necessária uma conta na Beatport.

Confira o vídeo do Beatport explicando a ferramenta de busca (em inglês):


Tags:,








Post anterior

Hardwell toca Ghosts 'n' Stuff em show mal-assombrado

Próximo Post

Leave The World Behind - Crítica





Também recomendamos


Mais Histórias

Hardwell toca Ghosts 'n' Stuff em show mal-assombrado

Hardwell tem seu show interrompido por supostos fantasmas em teatro de Nova Iorque. Segunda recebemos um sinal claro de que "ghost...

17/04/2014