Breaking

Entrevista com Jens Grönberg, o designer da Axtone Records!

Entrevista / 10/09/2014

Entrevistamos Jens Grönberg, design responsável pelas capas incríveis da label de Axwell.

Além das músicas, uma coisa que sempre chamou a atenção na Axtone são as capas. Com belas imagens, e cenários que parecem estar em um só universo, resultando em um trabalho diferente de tudo que é visto na atual cena da EDM. Pensando nisso, a Electro Beat Brasil conversou com Jens Grönberg. Ele, por meio de sua agência, a Breakfast Design, é quem desenvolve toda a arte visual da Axtone Records. Nessa entrevista ele nos revela quais são suas capas favoritas, de onde vem a inspiração para criar ideias, qual capa foi mais trabalhosa, como ele desenvolveu a logomarca do Axwell, entre outras perguntas.

 

1 – Qual é a sua capa favorita?

Eu recebo essa pergunta o tempo todo. Eu acho que depende do estado de espírito que estou. As capas que eu mais me orgulho são aquelas diferentes dos trabalhos comuns da House Music. Bons exemplos são as capas de “Reverie”, “How We Gonna Stop The Time” e “To The Sun”. Quando eu vou criar uma capa, eu quero que seja interessante pra olhar, não importa se você gosta de House Music ou não. Eu costumo a dizer para os meus filhos: “Olhem o que eu estou fazendo”. Se a imagem prender a imaginação deles, é sinal que eu estou no caminho certo.

To The Sun Wallpaper

Wallpaper de “To The Sun”.

2 – Quais são as suas inspirações para criar as capas da Axtone?

Tenho como inspiração as imagens de filmes antigos, e também meus dois filhos (Frank, de 4 anos, e Viola, de 9) que me dão ideias loucas todos os dias. Eu sempre tento criar uma capa inesperada para uma música. Se a música se chama “Um cara pulando em uma caixa” eu jamais faria uma capa com a imagem de um cara pulando em uma caixa. Quando eu pego o título da música, eu vou desenvolvendo várias ideias até chegar a uma forma original. Quem me segue no instagram (@breakfastdesign), sabe que eu sou louco pelas nuvens e pelo céu. Então, um bom conselho para as pessoas que estão à procura de uma rápida inspiração é: Olhem para cima!

 

3 – Nossa equipe tem uma teoria de que todas as capas da Axtone estão situadas no mesmo universo. Você pode confirmar isso?

Vocês estão absolutamente certos! No entanto, isso não é algo que eu planejei quando eu comecei a fazer as capas, mas com o passar do tempo, criei uma série de componentes diferentes e esquemas de cores que uniu tudo isso no “Universo Axtone”, com doses de realidade e fantasia juntas.

Wallpaper de "Sunrise".

Wallpaper de “Sunrise”.

4 – Qual capa foi mais difícil de fazer?

A capa que mais consumiu meu tempo foi “Remember”, do Thomas Gold. Levei uma eternidade para construir o neon no telhado do prédio. (Na capa, há um neon com as letras “TG”, totalmente feito em 3D). No entanto, a capa da “Arms Around Me” levou algum tempo pra ser feita, pois combina o estilo Axtone com o Disco. Minha ideia original para esta capa era totalmente diferente do resultado final. No começo eu tinha uma ideia muito legal para essa capa, envolvendo um polvo e uma estação de metrô. Axwell gostou da ideia, mas ele disse: “A capa precisa de mais uma dose de Disco”. Estou muito satisfeito com o resultado final, e usarei a ideia do polvo mais tarde!

Thomas Gold - Remember

Capa de “Remember” de Thomas Gold

5 – Quais são as capas de outras gravadoras que você gosta?

Eu cresci ouvindo heavy metal. Naquela época as capas eram muito importantes. O heavy metal tem uma rica tradição de detalhes e uma poderosa capa. Alguns exemplos: Holy Diver, do Dio e qualquer álbum do Iron Maiden. Mas meu favorito é a capa de Sin After Sin, do Judas Priest.

 

6 – Como é o processo de criação das capas? Todas as ideias são suas ou você pega ideias de outras pessoas da Axtone?

É assim que eu trabalho: Recebo a música e o título, misturo tudo na minha cabeça e transformo em uma ideia. Faço um primeiro esboço e envio para o Axwell, se ele gostar e der o “OK”, eu termino e envio para a Axtone.

 

7 – Qual foi a sua inspiração para criar a logo do Axwell?

Axwell me disse que queria uma logomarca forte. Eu tentei algumas ideias diferentes e uma delas foi inspirada no “A de Espadas”, com uma espada por trás e a letra “A” no meio.  Com o passar do tempo, fui desenvolvendo a ideia, e tirei a espada, resultando na atual logomarca dele.

logo do axwell

8 –  Como é a sua relação com o Axwell

Somos grandes amigos desde a adolescência, crescemos juntos no mesmo bairro, na cidade de Lünd, no sul da Suécia.

 

9 –  Quando você começou a desenvolver as capas para a Axtone?

A primeira capa que criei para a Axtone foi “Together”, o primeiro lançamento. Mas naquela época, nós usamos apenas a logomarca da Axtone na capa.

axwell & sebastian ingrosso together

10 – Quais outros trabalhos feitos pela Breakfast Design?

Eu recebo vários convites de outras gravadoras, fico muito lisonjeado por receber tantos convites, mas hoje em dia eu tento passar o máximo de tempo que eu puder com minha família, então raramente eu faço trabalhos para outras gravadoras, a não ser para a Axtone.

 

Confira algumas capas feitas por Jens Grönberg para Axtone.

Mosaico Axtone


Tags:, ,








Post anterior

Calvin Harris é o primeiro artista do Reino Unido a passar de um bilhão de streams no Spotify

Próximo Post

Ouça a nova demo do Jack Ü em parceria com o Aluna George





Também recomendamos


Mais Histórias

Calvin Harris é o primeiro artista do Reino Unido a passar de um bilhão de streams no Spotify

Dj escocês bate mais um recorde e é o primeiro artista britânico a alcançar  um bilhão de streams no site de musica...

09/09/2014